Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
27/04/2021 07:55

Especialistas analisam temática ambiental no processo de adesão do Brasil à OCDE


Webinar do Ipea marcou o lançamento da nova edição da Revista Tempo do Mundo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou, nesta segunda-feira (26), webinar para debater o processo de adesão do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que marcou o lançamento da edição especial da Revista Tempo do Mundo, que apresenta 13 artigos inéditos sobre a candidatura brasileira para se tornar membro da entidade.

No evento, a professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), Vera Thorstensen, tratou do estudo O Brasil frente ao Modelo de Sustentabilidade da OCDE. “A eventual entrada do Brasil na OCDE permite adquirir um selo de qualidade e maior participação na cadeia produtiva global. Porém, o país precisa estar apto a cumprir os requisitos impostos, e eles passam diretamente pelo combate ao desmatamento na Amazônia”, considerou.

Avaliação semelhante também foi feita pelo membro sênior não-residente do Brookings Institute, Otaviano Canuto. “O combate ao desflorestamento, ajustes na matriz energética e cooperação na agenda de mudanças climáticas são critérios centrais para a análise no processo de entrada aos novos países na OCDE. O Brasil precisa promover reformas nessas agendas caso queira avançar em sua candidatura”, comentou.

Para o Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores (SCAEC/MRE), a candidatura do Brasil à OCDE está entre os temais centrais na política externa do país. “Estamos passando por um momento de claro debate sobre as políticas de governança internacional. A reflexão sobre a ascensão do Brasil à OCDE é um tema de fundamental importância para o estado brasileiro e para a sociedade. O Ipea tem um grande papel nesse processo ao promover estudos nessa agenda”, afirmou.

O webinar contou com a participação de Carlos Marcio Cozendey, delegado do Brasil junto a organizações internacionais econômicas em Paris. Ele apresentou durante o debate indicadores de sua pesquisa publicado no artigo Projeto Going Digital: Caminhos para a Transformação Digital no Brasil. Segundo ele, o processo de adesão do Brasil à entidade também está associado às necessidades de o país promover avanços na agenda de transformação digital, considerada estratégica no planejamento da OCDE. “O fenômeno da digitalização tem impactado na geração de empregos, abertura de mercados e avanços em inovação. Esses pilares são atualmente essenciais na agenda de trabalho da OCDE e o Brasil tem o grande desafio de aprimorar as políticas públicas nessas áreas de interesse”, destacou.

Os debates do webinar foram coordenados pelo pesquisador do Ipea Renato Baumann e também contaram com a participação do diretor da área de estudos internacionais do Ipea, Ivan Oliveira. Eles anunciaram durante o evento a agenda de publicações para as próximas edições da Revista Tempo do Mundo. Os lançamentos estão previstos para ocorrer até o mês de agosto e deverão abordar temas como análises sobre a agenda de compras governamentais e investimentos internacionais.

 

Veja a íntegra do webinar

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5136 / 5240 / 5191
61 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação