Ipea oferece curso na República Dominicana

Ipea oferece curso na República Dominicana


Aulas sobre políticas públicas e planejamento participativo têm o apoio da Agência Brasileira de Cooperação

 

O Ipea promove entre os dias 8 e 12 de abril o curso Políticas Públicas y Planificación Estratégica Participativa em São Domingos, capital da República Dominicana. Trata-se da primeira atividade do projeto de cooperação entre o Ipea e a Unidade Assessora de Análise Econômica e Social (UAAES) do Ministério de Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana. O objetivo é que os participantes conheçam os fundamentos teóricos e as definições conceituais básicas da análise de políticas públicas, compreendam as fases metodológicas e o contexto sociopolítico do processo de políticas públicas, além de metodologias de planejamento estratégico com enfoque participativo.

“Trata-se do primeiro curso centrado nas questões relativas ao planejamento participativo da história da administração pública dominicana”, enfatizou Juan Monegro, vice-ministro de Planejamento, na abertura do curso. Aos funcionários de 30 instituições governamentais do país caribenho – como os dos ministérios do Trabalho, Cultura, Indústria e Comércio, Agricultura, Mulheres, Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, da Marinha, da Polícia Nacional e da Comissão de Energia, entre outros –, também são apresentadas e debatidas experiências brasileiras de políticas públicas em diferentes áreas.
Para Aragon Dasso Jr., professor de administração pública da UFRGS e responsável pelo conteúdo do curso, “a democracia tem sido aprofundada em vários países da região e novos instrumentos de participação têm sido criados; falta, porém, a difusão e o aprimoramento de técnicas de planejamento que levem em conta essas dimensões”.


Cooperação bilateral

O vice-ministro dominicano de Cooperação Internacional, Inocencio García, explicou que o curso é parte do convênio de 2010 que deu início a ampla cooperação Sul-Sul entre os dois países. Há 13 projetos em curso em áreas diversas, como metodologia para a diminuição do número de armas de fogo, criação de bancos de leite, implantação de sistema de metrologia e capacitação em beneficiamento de frutas. Participam instituições federais, como Embrapa, Inmetro, Fiocruz, os governos do Distrito Federal e da Bahia e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Esses projetos contam com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).


Pesquisa conjunta

Em paralelo às atividades de formação, o Ipea e a UAAES desenvolvem pesquisa conjunta sobre o comércio bilateral, identificação de oportunidades de integração produtiva e de produção de um mapa da presença brasileira na República Dominicana. Em 2012, o Brasil exportou US$ 490,4 milhões e importou apenas US$ 17,8 milhões da República Dominicana, resultando uma de suas maiores assimetrias comerciais. Nos últimos anos, tem crescido a presença brasileira no setor de construção civil e há grande potencial na área de energética hidroelétrica, principalmente ligadas à hidroeletricidade e ao etanol.

“Iniciamos investigações semelhantes na Guiana, no Suriname e na Venezuela; elas ajudam a avaliar a crescente participação do Brasil na América Latina e no Caribe e são um importante insumo para aprimorar a política externa brasileira para a região”, destacou Pedro Silva Barros, titular da missão do Ipea na Venezuela. “Como uma das maiores economias do Caribe, a República Dominicana tem o potencial de articular cadeias produtivas do Brasil com a de outros países da região”, conclui Numa Mazat, professor da UFRJ e bolsista do Ipea.