Ipea seleciona bolsistas para a área social e internacional

Ipea seleciona bolsistas para a área social e internacional

Candidatos devem possuir titulação em ciências humanas ou sociais

O Ipea edita anualmente o boletim Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise (BPS), uma publicação que analisa as ações do governo federal na área social. Para subsidiar a construção desse documento, o Instituto selecionará candidatos para bolsa com duração prevista de um ano.

Um dos temas abordados no boletim são as políticas de desenvolvimento rural e de reforma agrária. Objeto da Chamada Pública nº 37/2013, o bolsista selecionado deverá acompanhar os periódicos de notícias, artigos, boletins informativos, instrumentos jurídico-normativos recém-publicados, relatórios de pesquisa e outras fontes que divulguem fatos relevantes relacionados à questão agrária brasileira e às políticas de desenvolvimento rural; levantar e analisar os dados da política de desenvolvimento rural e de reforma agrária, além de elaborar relatórios. O prazo final para submissão de candidaturas é 29 de abril.

Já a política de Assistência Social, um dos capítulos da publicação, é contemplada pela Chamada nº 26/2013, em que o selecionado deverá, entre outras atividades, acompanhar reuniões públicas do Conselho Nacional de Assistência Social e da Comissão Intergestores Tripartite, realizadas em Brasília, e produzir diversos relatórios. Esta Chamada estará aberta até 22 de abril.

Para a temática sobre migrações internacionais no Brasil também há vagas abertas. A Chamada nº 34/2013 selecionará um doutor que levantará as bases de dados existentes sobre migração internacional no Brasil; compilará e analisará documentos, legislações e políticas públicas referentes a migrações internacionais, além de indicadores socioeconômicos, resultantes do Censo 2010, relativos à saída de brasileiros do país e entrada de estrangeiros. Os interessados devem enviar suas candidaturas até 29 de abril.

Confira, no Portal Ipea, outras chamadas públicas com inscrições abertas.