Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
2020-6-30 divida_economica_1

Lançado em 2018, o prêmio tem como objetivo incentivar a produção e o debate científico sobre planejamento governamental e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social sustentável do país, por meio da premiação de artigos submetidos às suas revistas – Pesquisa e Planejamento Econômica (PPE) , Planejamento e Política Pública (PPP) e Tempo do Mundo (RTM).

O Ipea se notabilizou ao longo de sua história, iniciada em 1964, pela excelência de seus estudos e pesquisas e pela relevância das suas contribuições para desenvolvimento brasileiro por meio da formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas.

Ao criar o prêmio, o instituto decidiu, justamente, homenagear o seu idealizador, o economista Roberto Campos, pela grandeza de sua obra que orientou as iniciativas governamentais e os debates acadêmicos por décadas.


ROBERTO CAMPOS

Roberto de Oliveira Campos foi economista, embaixador, senador e ministro. Um dos mais renomados protagonistas da história do desenvolvimento econômico nacional durante a última metade do século passado. Considerado o idealizador do Ipea, Campos sempre valorizou e estimulou o capital humano e as reflexões sobre os caminhos do progresso socioeconômico nacional.


OBJETIVOS

Premiar, anualmente, os melhores artigos das revistas editadas pelo Ipea – PPE, PPP e, a partir da edição de 2021, também a RTM – com a finalidade de estimular a reflexão nacional sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do país de forma sustentável.

Incitar e difundir a geração de conhecimentos em planejamento e políticas públicas, bem como fomentar o debate neste campo, reforçando o papel do Ipea na sua missão de avaliar e propor políticas públicas

Fortalecer redes com instituições e centros de pesquisa para produção de conhecimento sobre políticas públicas


QUEM PODE CONCORRER?

Autores de artigos publicados nas revistas PPP e PPE, no ano anterior à premiação. Não poderão concorrer servidores do próprio instituto ou que nele estejam exercendo suas atividades profissionais.


DA PREMIAÇÃO

O certame será regulamentado por edital específico, publicado neste sítio a cada nova edição. A premiação e entrega do prêmio ocorrerá no ano subsequente à publicação do artigo.


ORGANIZAÇÃO

Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional da Presidência (ASPLA)

 
 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação