Seminário debateu o Bolsa Família e a mortalidade infantil

Seminário debateu o Bolsa Família e a mortalidade infantil

Expansão da cobertura do Bolsa Família, entre 2004 e 2009, levou a uma redução da taxa de mortalidade infantil no Brasil

O impacto do Bolsa Família e do Programa Saúde da Família na diminuição da mortalidade infantil foram os temas do seminário realizado nesta quinta-feira (23), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Trabalho apresentado pelo professor Maurício Barreto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mostrou que a expansão da cobertura do Bolsa Família, entre 2004 e 2009, levou a uma redução de 20% na taxa de mortalidade infantil no Brasil. A intensidade dessa queda entre menores de 5 anos e o aumento da cobertura média do Programa Saúde da Família foram analisados pelos participantes do evento.

De acordo com Barreto, nos casos de mortes por insuficiência nutricional e problemas respiratórios, a diminuição chega a 60%. "Ao reduzir a incidência de problemas de saúde, melhorando a alimentação e a assistência de saúde, reduziu-se, paralelamente, o número de internações e o custo que elas ocasionam", ressaltou Barreto.

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Marcelo Neri, disse que o trabalho uniu as duas principais transformações brasileiras dos últimos anos: a queda da mortalidade infantil e o programa Bolsa Família. “O programa talvez seja a principal inovação social da última década. A estrutura do Bolsa Família é uma grande plataforma para agregar muitas outras ações importantes. Estamos no início desse processo”.

Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a avaliação dos dez anos do Programa Bolsa Família trouxe resultados importantes para mostrar o quanto o programa foi determinante para a inclusão social e redução da pobreza, além de superar os preconceitos que se formaram em torno deste projeto.

“Os resultados nos mostraram como o programa é importante e o quanto precisamos continuar avançando. Conseguimos superar todos os mitos, principalmente o de que o Bolsa Família não incentivaria o trabalho. As cidades que mais recebem o incentivo foram as que mais apresentam aumento do emprego. Essa é uma vitória do povo brasileiro e da população pobre”.

Fonte: SAE

Vídeo: assista à íntegra do seminário "Efeito do Programa Bolsa Família e do Programa Saúde da Família na Mortalidade Infantil"