Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
11/02/2021 17:14

Nova edição da revista PPP traz artigos sobre educação, saúde e comércio

Planejamento e Políticas Públicas (PPP) também reúne, em seu número 56, trabalhos sobre gastos públicos e política de resíduos sólidos, entre outros temas

O financiamento público de saúde, a experiência educacional de Finlândia e Coreia do Sul e o impacto das exportações na produção e demanda por mão de obra no Brasil são alguns dos destaques da edição número 56 da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), publicada nesta quinta-feira (11), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com Cleandro Krause, editor da revista, a PPP traz trabalhos que abordam um leque diversificado de temas. “O primeiro artigo aponta que a inclusão de indicadores de eficiência dos gastos públicos no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) pode propiciar um novo prisma para a análise do desenvolvimento municipal”, explicou.

Segundo número produzido com a nova periodicidade trimestral, a PPP apresenta nesta edição dez artigos, entre os quais está o intitulado Impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Qualidade de Vida: uma avaliação nos municípios mineiros. O texto analisa, com base no método propensity score matching e em dados de municípios mineiros referentes ao ano de 2013, os efeitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) sobre a existência de lixões, o número de famílias vulneráveis e a proporção de internações relacionadas ao saneamento básico inadequado nos municípios de Minas Gerais.

Outro trabalho avalia os efeitos das exportações brasileiras sobre a produção setorial e regional e sobre a demanda por mão de obra no Brasil. Seus resultados apontam efeitos particulares advindos da exportação para diferentes destinos. Por exemplo, as exportações para os Estados Unidos e a Argentina favorecem especialmente o Sudeste brasileiro, bem como diversos setores, de múltiplas complexidades.

O financiamento público da saúde, um dos temas mais discutidos nas edições da PPP, foi abordado no artigo Financiamento Público da Saúde nos Municípios Brasileiros: análise da qualidade dos registros declarados ao Siops de 2002 a 2014 para a atenção básica. Por sua vez, o texto O Papel da Educação no Desenvolvimento como Liberdade: uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul analisa os sistemas educacionais dos dois países a partir de indicadores de qualidade de vida dos alunos – extraídos da edição 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) – e de percepção de qualidade da sociedade – oriundos do Programa de Avaliação Internacional de Competências para Adultos de 2011-2012.

Novos pareceristas
A Revista PPP está com cadastro aberto para a inclusão de novos pareceristas. Os interessados devem ter, no mínimo, título de mestre e experiências acadêmicas e profissionais em áreas que dialoguem com políticas públicas, planejamento, economia, gestão pública, segurança pública, políticas regionais e urbanas, políticas de saúde, políticas de educação, políticas para o trabalho e emprego, políticas ambientais e/ou afins. A inscrição pode ser feita por meio endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Leia a íntegra da edição 56 da Revista PPP

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação