Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
09/02/2021 12:57

Nota Técnica - 2021 - Fevereiro - Número 80- Diset

Compras Públicas de Inovações Segundo o Texto Final do PL No 4.253/2020

 

Autor: André Tortato Rauen

 

Acesse o PDF (539 KB)

   

No momento em que se escreve esta nota técnica (janeiro de 2021), o Projeto de Lei (PL) no 4.253 de 2020, que cria todo um novo arcabouço legal para licitações e contratos no Brasil, encontra-se aprovado pelo Congresso Nacional e aguarda análise pela Presidência da República.1 Nesse sentido, é possível que o mesmo sofra vetos e que estes sejam analisados pelo Congresso Nacional. Ou seja, ainda é possível haver mudança, mesmo que através da simples supressão do texto pela Presidência da República.

De qualquer forma, a abrangência da legislação já permite uma primeira análise sobre seu contexto geral e sobre pontos ligados à inovação. Isto porque trata-se de um texto legal de 187 páginas.

Portanto, esta nota técnica tem por objetivo fazer uma primeira análise do texto final do PL no 4.253/2020 (cuja redação revisada ainda não foi disponibilizada pelo Congresso Nacional) de forma a preparar gestores públicos e operadores do direito no Brasil quanto às novidades relativas ao uso do poder de compra do Estado e sua relação com a legislação em vigor.

Destaca-se que este é um trabalho ainda muito inicial, cujas análises podem sofrer alterações na medida em que novos acontecimentos e novas interpretações ocorram. Inclusive, a própria revisão do texto final pelo Congresso Nacional trazer alguma mudança. Mesmo assim, a análise precisa ser feita dada a quantidade de mudanças possíveis e seus inúmeros impactos potenciais.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação