Economia se recupera, com crescimento moderado

Economia se recupera, com crescimento moderado

19ª Edição da Carta de Conjuntura também apontou estabilidade no consumo das famílias

Foto: Thiago Cavalcante

Cláudio Hamilton, diretor da Dimac, apresentou a
Carta de Conjuntura nº 19

A economia permanece em ritmo moderado de crescimento, sobressaindo a alta dos investimentos e a recuperação da produção industrial, em contraste com a desaceleração do setor de serviços e a perda de ímpeto do consumo, indica a 19ª Carta de Conjuntura do Ipea, divulgada nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro.

O crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2013 foi de 0,6%. Apesar de ter sido abaixo do esperado, a variação em doze meses se acelerou, apresentando uma alta de 1,2%, contra 0,9% no final de 2012. A apresentação do documento foi feita pelo Diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac), Cláudio Hamilton, e pelo Coordenador do Grupo de Estudos de Conjuntura (Gecon), Fernando Ribeiro.

Durante a coletiva, os técnicos do Ipea avaliaram os pontos fortes e fracos do desempenho econômico brasileiro durante o período analisado. Destacam-se, positivamente, a recuperação da produtividade, a queda do custo unitário do trabalho, e o crescimento de 1,8% da produção industrial, em relação ao mesmo período do ano passado.

Como pontos fracos, ganharam evidência o mau desempenho das exportações e o enfraquecimento do consumo das famílias. A produção extrativa mineral também teve resultado ruim, com queda de 2,1% no PIB e de 7,3% na PIM-PF.

Para maio, o indicador Ipea da produção industrial projeta queda de 1,6%. “A atividade está crescendo lentamente, continua se recuperando, mas num nível menor que o esperado”, afirmou Ribeiro.
 

Leia a síntese da Carta de Conjuntura nº 19 

Leia a íntegra da Carta de Conjuntura nº 19 

Veja a apresentação da Carta de Conjuntura nº 19