Oficina debaterá os processos de refúgio no Brasil

Oficina debaterá os processos de refúgio no Brasil

O evento dá continuidade às atividades do estudo que vai traçar o perfil dos refugiados no país

Dando continuidade às atividades do estudo que vai traçar o perfil dos refugiados no Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza na próxima segunda-feira, 15, às 10h, a II Oficina de Trabalho da pesquisa PREBRASIL.

O encontro tem o objetivo de fortalecer o entendimento, sobre os processos de refúgio no Brasil, entre os estudantes de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB), que serão voluntários no levantamento de informações para a pesquisa.

O projeto é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Instituto com o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) e o Comitê Nacional de Refugiados (CONARE) - vinculado ao Ministério da Justiça. A parceria tem duração de cinco anos e prevê uma série de estudos relacionados à população de refugiados no país.

A intenção é mapear as políticas e programas para o refúgio no Brasil, por meio de uma coleta e análise das bases de dados das instituições de maior interesse, além de entrevistas com grupos focais, formados por pessoas refugiadas no país.

O evento, que contará com apresentações de representantes do Instituto, da ACNUR e UCB, terá início às 10h, na sede do Ipea, em Brasília (Edifício BNDES, SBS Qd. 01 Bl. J - Auditório 14º andar).