Publicação mapeia os acordos preferenciais de comércio

Publicação mapeia os acordos preferenciais de comércio

Editado pelo Ipea, o livro foi lançado nesta quarta-feira, 24, durante o 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta-feira, 24, o livro Tendências Regulatórias nos Acordos Preferenciais de Comércio no Século XXI. O lançamento ocorrereu durante uma mesa redonda do 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), em Belo Horizonte.

A obra faz uma análise crítica, com mapeamento inédito e detalhado, dos acordos firmados por Estados Unidos, União Europeia, China e Índia, identificando tendências regulatórias dos acordos preferenciais de comércio na atualidade e seus impactos sobre a regulação do comércio internacional e, consequentemente, sobre a inserção econômica internacional do Brasil.

Organizada pelos pesquisadores Ivan Tiago Machado Oliveira e Michelle Ratton Sanchez Badin, a publicação, dividida em onze artigos, é leitura indicada tanto para os especialistas em comércio, como técnicos e estudantes das áreas de direito, economia e relações internacionais. As especificidades dos acordos, a diversidade dos temas abordados e o emaranhado regulatório gerado são pontos de análise importantes também para os formuladores da política de comércio internacional do país.

A mesa de lançamento contou com a presença do técnico do Ipea Ivan Tiago Machado Oliveira, além de Michelle Ratton (FGV-SP), João Henrique Ribeiro Roriz (UFG) e Marina Amaral Egydio de Carvalho (PUC-SP), que, respectivamente, abordaram os temas As estratégias regulatórias nos acordos comerciais e suas novas tendências, As regras nas áreas de serviços, propriedade intelectual e investimentos, e, Regras de origem, medidas de defesa comercial e barreiras técnicas ao comércio.

Leia o "Livro – Tendências Regulatórias nos Acordos Preferenciais de Comércio no Século XXI"