Neri faz análise sobre crescimento inclusivo do Nordeste

Neri faz análise sobre crescimento inclusivo do Nordeste

 

O presidente do Ipea participou, em Fortaleza, do XIX Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento

O ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, participou na sexta-feira, 19 de julho, em Fortaleza, do XIX Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e do XVIII Encontro Regional de Economia. Marcelo Neri fez uma análise sobre o crescimento inclusivo e sustentável do Brasil e do Nordeste.

Em relação às desigualdades econômicas do Brasil, o ministro disse que por pessoa, em termos reais, a renda dos 10% mais pobres cresceu 91% entre 2001 e 2011, enquanto o rendimento dos 10% mais ricos teve um aumento de 17%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE). Com foco no Nordeste, Marcelo Neri afirmou que em 2009 as rendas per capita eram mais baixas, e que houve um processo de evolução. “Além das rendas entre estados, se olharmos a distribuição entre os municípios, no período de 2000 e 2010, é possível observar uma queda das desigualdades”, complementou o ministro.

Para avaliar desenvolvimento inclusivo sustentável no Brasil, o representante da SAE chamou a atenção para a importância de levar-se em conta, além dos dados relativos ao crescimento do PIB, as pesquisas domiciliares, como as do IBGE, que apresentam informações sobre desenvolvimento e sustentabilidade e distribuição de renda, além de medidas subjetivas, que trazem a opinião das pessoas sobre aspectos como educação, saúde e qualidade de vida.