Ipea, PNUD E FJP lançam Atlas do Desenvolvimento

Ipea, PNUD E FJP lançam Atlas do Desenvolvimento Humano

Como base no Censo de 2010, a ferramenta apresentará o 'Índice de Desenvolvimento Humano' dos municípios brasileiros

O Atlas Brasil 2013 será lançado na próxima segunda-feira, às 14h, no Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília. Esta nova edição será apresentada também em uma plataforma on-line, de fácil acesso e com um vasto material de tabelas, gráficos e mapas.

A cada dez anos, os dados do Censo Demográfico do IBGE são avaliados e categorizados sob a ótica do desenvolvimento humano. Este trabalho, uma parceria entre Ipea, PNUD e Fundação João Pinheiro (FJP), resulta no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDHM. Em 2012, a parceria foi retomada para a criação do Atlas Brasil 2013, que trará informações atualizadas a partir do Censo de 2010.

Ferramenta
O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma ferramenta de democratização das informações sobre os 5.565 municípios brasileiros, útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade em geral. É composto por mais de 180 indicadores de variáveis socioeconômicas, que apoiam a análise do IDHM. Os indicadores partem de temas como demografia, educação, renda, habitação, trabalho e vulnerabilidade.

A democratização de informações no âmbito municipal cumpre papel importante no fortalecimento das capacidades locais, no aprimoramento da gestão pública e no empoderamento dos cidadãos brasileiros por meio da ampliação do conhecimento sobre a sua realidade. Ao estimular um olhar mais próximo sobre os municípios brasileiros, o Atlas Brasil 2013 pode orientar caminhos e provocar a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país.

Por meio de uma plataforma on-line, o Atlas trará também o Perfil Municipal, com análises e informações resumidas, objetivas e amigáveis sobre cada município brasileiro. Os dados são dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, retratando os caminhos trilhados pelos municípios brasileiros nos últimos 20 anos e traçando um panorama do desenvolvimento humano dos municípios.

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013

Consulte o perfil do seu município

Saiba mais: Oficina apresentou nova metodologia do IDHM