Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
23/10/2020 10:43

Pesquisadores do Ipea participam do Fórum Acadêmico do Brics


Entre os temas em debate estão comércio, investimentos, saúde, educação e governança global

Representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participam até sábado (24) da edição 2020 do Fórum Acadêmico do Brics. O encontro acontece em Moscou, na Rússia. Mas, devido à pandemia de Covid-19, a maioria dos integrantes das delegações de Brasil, Índia, China e África do Sul fará apresentações via internet. Este 12º fórum tem como tema “Nova Visão do Brics para um Mundo Melhor”. O Ipea é a instituição encarregada de coordenar as atividades acadêmicas e de think tanks do Brics pelo Brasil.

A seção de abertura do fórum ocorreu nesta quinta-feira e contou com a participação de Ivan Oliveira, diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea. Nesta sexta, o pesquisador Renato Baumann fará apresentação no painel sobre comércio, finanças e investimentos no Brics. “Um comércio mais amplo entre os países do Brics pode desempenhar um papel importante na recuperação da atividade econômica no período pós-pandemia”, afirmou o economista do Ipea.

Os pesquisadores Priscilla Koeller, Luis Kubota, Rodrigo Fracalossi de Moraes e André de Mello e Souza, todos do Ipea, também participarão de painéis do fórum até sábado. Moraes vai debater o papel do Brics na governança global do século 21. “Houve mudanças importantes na política internacional nos últimos 30 anos e que condicionam o que o Brics pode e deve fazer. Primeiro, há uma difusão de recursos, capital e conhecimento do Ocidente rumo à Ásia e ao Sul Global. Segundo, a ideia de que um pequeno grupo de países ricos pode moldar a ordem internacional perdeu quase toda a legitimidade, abrindo espaço para grupos como o G-20 e o Brics”, explicou.

Nesta quinta, Ivan Oliveira também representou o Brasil na reunião do Conselho de Think Tanks do Brics (BTTC). O grupo vem trabalhando na elaboração de indicadores de progresso da cooperação entre os cinco países, com o intuito de permitir análises mais detalhadas sobre o impacto da parceria no desenvolvimento socioeconômico, na qualidade de vida das populações e no peso político global de cada nação. Em 2019, durante a presidência brasileira do Brics, o Ipea sediou o Fórum Acadêmico e o encontro do BTTC, em Brasília.

Acesse a programação completa e os canais de transmissão ao vivo

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação