Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
08/10/2020 10:19
Atividade industrial no Sudeste passa por desconcentração produtiva

Pesquisa revela migração estratégica das indústrias da região metropolitana de São Paulo para outras regiões do país

A atividade Industrial na região Sudeste do país passa por um processo contínuo de desconcentração produtiva. A conclusão é apresentada no estudo A Orientação Locacional da Indústria Paulista no Território Brasileiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os indicadores mostram que as contratações de mão-de-obra, em especial na região metropolitana de São Paulo, migraram para outros territórios das Regiões Sudeste e Sul do país. Em seguida, migram empregos para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

A pesquisa utiliza a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e identifica que a primeira vez que o número de empregos do setor industrial em filiais fora do estado de São Paulo superou as contratações na capital paulista foi em 2001.Nos anos seguintes, cerca de 64% das contratações do setor industrial resultaram da migração no eixo Sudeste-Sul a partir do estado de São Paulo. O trabalho indica um processo de migração da atividade industrial para outros territórios, impulsionado por alguns fatores, entre os quais e o principal, as pressões generalizadas sobre os custos de produção.

De acordo com o diagnóstico apresentado, a tendência locacional da indústria vem sendo guiada, essencialmente, pela expansão dos mercados de consumo local – induzidos pela melhoria na distribuição da renda –, por facilidades tributárias e pelo diferencial de salários entre regiões, quando comparados aos custos no Sudeste. O estudo sugere uma busca por novas oportunidades, para ampliar o desenvolvimento industrial em diferentes regiões do país.

Acesse a íntegra do estudo

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 2026-5136 / 5240 / 5191
61 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação