Principais RMs têm sistema de gestão deficiente

Principais regiões metropolitanas têm sistema de gestão deficiente

Constatação está no livro que será lançado pelo Ipea nesta terça-feira, 3


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta terça-feira, 3 de setembro, o livro 40 anos de Regiões Metropolitanas no Brasil. A obra é a primeira da série Rede Ipea e do projeto Governança Metropolitana no Brasil. Entre as revelações do livro, está a constatação de que, das 15 principais RMs do país, 60% têm sistema de gestão incipiente ou não consolidado. E 60% delas apresentam um grau fraco de articulações institucionais para governança. Acompanhe o lançamento ao vivo pelo Portal Ipea.

O livro faz uma avaliação inédita da gestão metropolitana nas seguintes RMs: Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e na RIDE do Distrito Federal. A pesquisa tem coordenação nacional do Ipea e a participação de 15 instituições responsáveis pela coordenação nas regiões metropolitanas. As análises convergem para um cenário de fragilidade da gestão nas metrópoles, num momento em que o crescimento econômico impulsiona um processo de reterritorialização dos espaços metropolitanos. 

O livro será apresentado a partir das 9h30, na sede do Ipea, em Brasília ( SBS, Q. 1, Bl. J, Ed. BNDES/Ipea, auditório do subsolo), por Marco Aurélio Costa, técnico do Ipea e coordenador nacional do projeto Governança Metropolitana; Rosa Moura, pesquisadora do Observatório das Metrópoles; o deputado Zezéu Ribeiro, relator do Estatuto da Metrópole, e Paula Ravanelli, assessora especial da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/PR). Confira abaixo a programação completa do lançamento.

Programação

Terça-feira, 03 de setembro

Abertura: 09h30 – Rogério Boueri, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea

Mesa Redonda: 10h – Rosa Moura, pesquisadora do Observatório das Metrópoles

                          10h30 – Dep. Zezéu Ribeiro, relator do Estatuto da Metrópole

                          11h – Marco Aurélio Costa, coordenador nacional do projeto Governança Metropolitana

Debate: 11h30 – Paula Ravanelli, assessora especial da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/PR)

Encerramento: 12h15