Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
29/09/2020 13:18

Boletim de Economia e Política Internacional lança edição especial sobre pandemia


Estudos abordam temas como comércio, turismo, migrações e cooperação tecnológica

O Insitituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou, nesta quarta-feira (30), edição especial do Boletim de Economia e Política Internacional (Bepi),  sobre a pandemia de Covid-19  Os artigos analisam os impactos da crise sanitária no comércio internacional, nas cadeias internacionais de suprimentos e no turismo internacional, entre outros aspectos.

Em os Efeitos da pandemia da Covid-19 nas migrações internacionais para o Mercosul e a União Europeia: aspectos normativos e cenários políticos, os pesquisadores Eveline Vieira Brígido e Roberto Rodolfo Georg Uebel promovem um debate sobre as respostas dadas tanto pelo Mercado Comum do Sul (Mercosul) quanto pela União Europeia. A estimativa é que 70 milhões de migrantes sejam impactados pela pandemia, cujos reflexos observam-se sobretudo no mercado de trabalho, no acesso à saúde pública e no controle fronteiriço.

A cooperação internacional do Brasil em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) durante a pandemia é analisada por meio das iniciativas bilaterais conduzidas pelo país de janeiro a julho de 2020, no artigo Brazil’s International Cooperation in science, technology and innovation in the context of the Covid-19 pandemic, de autoria de Aline Chianca Dantas, Julia Mascarello, Nanahira de Rabelo e Sant’Anna. A pesquisa foi baseada, principalmente, na investigação de websites dos principais atores brasileiros de CT&I no nível do Poder Executivo, considerando os ministérios e suas instituições relacionadas.

A mensuração dos primeiros impactos da pandemia na economia brasileira com base na análise dos fluxos macroeconômicos de oferta e demanda agregada de produtos é o ponto central da do debate proposto pela pesquisadora Juliana Carvalho da Cunha Trece. Sob o título Pandemia de Covid-19 no Brasil: primeiros impactos sobre agregados macroeconômicos e comércio exterior, a autora analisa ainda o comportamento dos coeficientes de exportações e de penetração das importações a partir da chegada da pandemia ao país.

Acesse a íntegra do relatório

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação