Ipea e parceiros divulgam situação dos catadores em SP

Ipea e parceiros divulgam situação dos catadores em SP

Relatório traz dados sobre renda desses trabalhadores, acesso à educação e contribuição à Previdência, entre outros

Um relatório com dados da situação social dos catadores e catadoras de material reciclável e reutilizável da Região Sudeste e do estado de São Paulo será apresentado nesta sexta-feira, dia 20, às 20h20, na capital paulista. Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o estudo será divulgado pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto Albino Alvarez durante a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece de 20 a 22 de setembro, no Memorial da América Latina.

Utilizando informações disponíveis no Censo Demográfico de 2010, o relatório mostra que das 387.910 pessoas que se declaram catadores e catadoras em todo o território brasileiro, 161.417 estão na Região Sudeste. São Paulo possui o maior contingente deste total (41,6%), sendo o estado com a maior quantidade de pessoas nesta atividade no país – 20% do total nacional. É também o que registra um número abaixo da média nacional no percentual daqueles que contribuem com previdência.

Em linhas gerais, o estudo faz uma análise descritiva da situação social desses trabalhadores no Brasil, com foco na distribuição geográfica pelos estados e regiões, e apresentando indicadores selecionados por temas de interesse das políticas sociais: demografia, trabalho e renda, previdência, educação, acesso a serviços públicoas e inclusão digital. A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e que entrará em vigor no próximo ano. Cada município terá de ter um plano municipal de resíduos sólidos.

Confira a programação.