SAE lança documento sobre produtividade do trabalho

SAE lança documento sobre produtividade do trabalho

Promovido em parceria com o BNDES, o evento ocorreu nesta quarta, dia 25, no Rio de Janeiro


A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveram, no dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro, uma ampla discussão sobre a produtividade do trabalho, com o lançamento, pela SAE/PR, do documento Determinantes da Produtividade do Trabalho, que propõe uma estrutura analítica para a compreensão dos fatores que influenciam essa produtividade.

A iniciativa fez parte da Conferência Internacional sobre Sustentabilidade e Promoção da Classe Média, que tem por objetivo reunir organismos internacionais convidados – entre eles, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Centro Internacional de Políticas para Crescimento Inclusivo (IPC-IG), o Banco de Desenvolvimento da Ásia e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) – para inaugurar os debates sobre o tema.

O ministro-chefe interino da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, apresentaou o documento exclusivamente para a imprensa, às 11h; em seguida, abriu para as perguntas dos jornalistas. Na parte da tarde, o lançamento foi direcionado ao público formado por técnicos e gestores do setor público, além de especialistas nacionais e internacionais.

Em um primeiro momento, as reflexões permitirão revelar, dentro do quadro de políticas públicas hoje disponíveis, aquelas que afetam a produtividade do trabalho de forma direta ou indireta, intencionalmente ou não.

Em um segundo momento, a estrutura propõe servir de útil ferramenta à criação de uma estratégia para promover ganhos de produtividade, em particular nos postos de trabalho de importância para a classe média, assim permitindo não somente que a remuneração do trabalho prossiga em franca ascensão, mas que este processo seja sustentável no tempo.