SAE e Ipea organizam mapa das políticas de produtividade

SAE e Ipea organizam mapa das políticas de produtividade

Encontro internacional no Rio de Janeiro discutiu questões importantes sobre o tema

A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Ipea vão organizar um mapa das políticas de produtividade do Brasil. O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 25, aos jornalistas da imprensa nacional e estrangeira, pouco antes da Conferência Internacional sobre Sustentabilidade e Promoção da Classe Média, no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro interino da SAE e presidente do Ipea, Marcelo Neri, o país precisa aumentar a produtividade para garantir o crescimento de longo prazo e reduzir a desigualdade. "A renda pessoal continua a crescer, a desigualdade continua a cair, mas podemos fazer mais. Para o crescimento a longo prazo, é preciso aumentar a produtividade", informou Neri aos jornalistas.

A produtividade no Brasil permaneceu praticamente inalterada desde os anos 1980, quando era semelhante à da Coreia do Sul. Hoje, o país da Ásia Oriental possui uma produtividade quatro vezes maior que a do Brasil, de acordo com Ricardo Paes de Barros, subsecretário de Assuntos Estratégicos. Ele também apontou que, em 1960, a China tinha um décimo da produtividade do Brasil, mas, hoje, os países têm taxas semelhantes.

Paes de Barros enumerou diversos pontos necessários para que o Brasil aumente a produtividade, que fazem parte do relatório Determinantes da Produtividade do Trabalho, lançado no evento. Entre eles, valorizar o trabalhador, diversificar os produtos, reduzir perdas no transporte, aproveitar as oportunidades, diminuir os entraves burocráticos, expandir as fronteiras tecnológicas mais eficientes, produzir mais inovação, intensificar o uso de insumos, tomar cuidado com aqueles que possam reduzir a produtividade e abaixar o nível de rotatividade.

Para inaugurar os debates sobre o tema, o objetivo foi reunir organismos internacionais, entre eles a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Centro Internacional de Políticas para Crescimento Inclusivo (IPC-IG), o Banco de Desenvolvimento da Ásia e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Leia na íntegra Determinantes da Produtividade do Trabalho para a Estratégia sobre Sustentabilidade e Promoção da Classe Média


Vídeo: entrevista com Marcelo Neri sobre produtividade do trabalho

Read in full Labor Productivity Determinants for the Strategy on Sustainability and Promotion of the Middle Class