Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
14/08/2020 10:00

Luz e aluguel produziram 50% da variação de inflação dos mais pobres em julho

Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda aponta aceleração inflacionária para todos

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta aceleração inflacionária para todas as classes de renda em julho deste ano, pelo segundo mês consecutivo. A situação é pior para as famílias com renda até R$ 1.534,55/ mês, com alta mensal de 0,38%. Para os mais ricos, com renda familiar acima de R$ 15.345,53, a inflação foi de 0,27%.

Despesas com habitação foram as que mais pesaram no bolso dos mais pobres em julho, devido aos reajustes de 2,6% na tarifa de energia elétrica e de 0,53% nos aluguéis. Esses itens responderam por 50% da variação total da inflação do segmento de menor renda. As famílias de menor poder aquisitivo também sofreram com alguma pressão vinda dos alimentos no domicílio, especialmente carnes (3,7%) e leites e derivados (3,8%). Ainda que em menor escala, a alta do grupo transportes - com aumento dos combustíveis (3,1%) e das tarifas de metrô (0,94%) - também ajuda a explicar este quadro inflacionário para a faixa de renda mais baixa.

Para a classe de renda mais alta, o peso dos combustíveis fez com que o grupo transporte explicasse quase 65% de toda a inflação registrada em julho. Essa contribuição foi aliviada pela queda nos preços das passagens aéreas (-4,2%) e no transporte por aplicativo (-8,2%). As famílias mais ricas também se beneficiaram com as deflações dos itens empregada doméstica (-0,52%), clube (-1,46%) e hospedagem (-0,95%).

No acumulado do ano, a inflação continua mais amena para as classes mais altas (0,03%), comparativamente aos segmentos de renda mais baixa (1,2%). Nos últimos 12 meses, a inflação dos mais pobres foi de 2,9%, acima do índice de 1,7% que atingiu as famílias de maior poder aquisitivo.

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda é calculado mensalmente, com base nas variações de preços de bens e serviços disponibilizados pelo Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNIPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acesse a íntegra do Indicador de Inflação por Faixa de Renda

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093
61 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea