Brasil recebe prêmio internacional por Bolsa Família

Brasil recebe prêmio internacional por Bolsa Família

Coletiva de imprensa ocorreu nesta terça-feira, 15, na sede do Ipea, em Brasília

O governo brasileiro recebeu prêmio internacional por causa do programa Bolsa Família. A Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA) anunciou hoje, 15 de outubro, na Suíça, o país como vencedor do I Prêmio Award for Outstanding Achievement in Social Security em reconhecimento ao sucesso do Bolsa Família no combate à pobreza e na promoção dos direitos sociais da população mais vulnerável do Brasil.

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comentou o prêmio em coletiva de imprensa hoje, às 10h30, no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, subsolo).

A ISSA é a principal organização internacional voltada à promoção e ao desenvolvimento da seguridade social no mundo, atuando na produção de conhecimento sobre o tema e no apoio aos países para a constituição e aprimoramento de seus sistemas de proteção social. Fundada em 1927, a organização tem filiadas 330 organizações em 157 países.

O prêmio, entregue a cada três anos, é atribuído a instituições e programas, conforme a relevância de sua contribuição. Sua primeira edição foi dedicada ao Bolsa Família porque, segundo a ISSA, o programa é uma “experiência excepcional e pioneira na redução da pobreza e na promoção da seguridade social”.

Na coletiva realizada hoje, o presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, apresentou o estudo inédito Efeitos macroeconômicos do Programa Bolsa Família: uma análise comparativa das transferências sociais, que será um capítulo do livro Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania, a ser lançado em parceria por MDS e Ipea em 30 de outubro, durante evento comemorativo dos 10 anos do programa.

Acesse a síntese do estudo 'Efeitos macroeconômicos do Programa Bolsa Família - uma análise comparativa das transferências sociais'

Leia o estudo 'Efeitos macroeconômicos do Programa Bolsa Família - uma análise comparativa das transferências sociais'

Veja os gráficos da apresentação do presidente do Ipea, Marcelo Neri