Ipea divulga dados inéditos sobre racismo

Ipea divulga dados inéditos sobre racismo


Boletim que será lançado nesta quinta traz, entre outros temas, manifestações de junho, segurança pública e pacificação das favelas


Números inéditos sobre a perda de expectativa de vida de negros e não negros no país, relacionando-os à questão do racismo, serão apresentados pelo Ipea em coletiva de imprensa de lançamento da quarta edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi). O evento, nesta quinta-feira, 17, às 10h30, ocorrerá simultaneamente no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do décimo andar) e em Brasília (SBS, Qd. 1, Bloco J, Edifício BNDES, auditório do 16º andar).

O diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea, Daniel Cerqueira, e a coordenadora da publicação, Joana Alencar, abrem a coletiva na sede do Instituto. Logo em seguida, o também coordenador da publicação Roberto Messenberg comentará o conteúdo geral dos sete artigos do boletim e os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto Almir de Oliveira Junior e Maria Bernadete Sarmiento Gutierrez apresentarão respectivamente seus artigos: Segurança Pública e Racismo Institucional e Desenvolvimento Sustentável: a necessidade de um marco de governança adequado.

Jornalistas também podem solicitar entrevistas com os autores dos outros estudos: As manifestações de junho e os desafios à participação, de Wagner Romão; A pacificação das favelas do Rio de Janeiro e as organizações da sociedade civil, de Rute Imanishi e Eugênia Motta; Participação e desenvolvimento regional: uma conexão ainda frágil, de Clóvis Henrique de Souza, Paula Fiuza Lima e Joana Alencar; Audiências públicas: fatores que influenciam seu potencial de efetividade, de Igor Fonseca, Raimer Rezende, Marília de Oliveira e Ana Karine Pereira; e, por fim, Pronatec: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissional, de Maria Martha Cassiolato e Ronaldo Garcia.

Este volume da publicação tem como foco aspectos estruturais de algumas das instituições políticas brasileiras e a relação entre o desenvolvimento e os mecanismos de democracia representativa e participativa.