Pesquisa do Ipea é destacada na Conferência das Cidades

Pesquisa do Ipea é destacada na Conferência das Cidades

Durante a abertura do evento, nesta quarta-feira, presidenta Dilma Rousseff ressaltou o levantamento com beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

Em discurso na cerimônia de abertura da Conferência das Cidades, realizada na quarta-feira (20), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff citou uma pesquisa do Ipea que avaliou o nível de satisfação dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. Trata-se do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). “Eu vi uma pesquisa, a pesquisa do Ipea. O Ipea é aquele instituto de pesquisa do governo, mas é um instituto extremamente competente, técnico e insuspeito”, destacou.

Feito em parceria com o Ministério das Cidades, o estudo apontou uma avaliação positiva do Programa pelos beneficiários. “Nós, de zero a dez, tivemos uma média um pouco acima de 8. Em alguns estados da Federação chegou até 9,6, diante da carência que esses estados tinham de moradia”, continuou a presidenta. Outro fator que chamou a atenção de Dilma foi o nível de felicidade dos beneficiários apontado pela pesquisa, pois, segundo ela, esse é um ponto que as pessoas não conseguem perceber.

Dilma destacou, ainda, um indicador apresentado pelo presidente do Ipea e ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, na pesquisa Casa Própria: capital residencial e qualidade de vida. “Essas pessoas que têm acesso à casa própria, elas também aumentam seu patrimônio. Elas não tinham patrimônio e passam a ter porque essas casas se valorizam e se transformam numa riqueza que aumenta a riqueza do brasileiro e da brasileira pobres deste país (...). Também foi um lado dessa pesquisa que eu achei muito interessante e que era o comentário das pessoas que tinham recebido a casa”, afirmou a presidenta.

Os estudos citados pela presidenta foram apresentados no Ipea, em Brasília, no último dia 14, com a presença de Marcelo Neri e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.


Leia mais: Moradores avaliam residências do Minha Casa, Minha Vida