Ipea e AFD promovem troca de experiências França-Brasil

Ipea e AFD promovem troca de experiências França-Brasil

Seminário discutiu boas práticas para concessões, PPP’s e desenvolvimento urbano

As Parcerias Público-Privadas em transporte, saneamento básico e infraestrutura foram o tema de um seminário realizado em Brasília nos dias 9 e 10 de dezembro. A iniciativa marca o inicio de um acordo de cooperação entre Ipea e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Entre as questões apresentadas no seminário, destacaram-se a gestão de riscos, compartilhamento dos riscos entre os atores envolvidos nas parcerias e as práticas bem sucedidas realizadas na cidade de São Paulo, no Rio de Janeiro e em alguns projetos do governo francês.

As PPP’s despontam como um importante instrumento que permite combater os problemas emergenciais nas capitais e grandes municípios brasileiros como, por exemplo, no caso dos projetos de infraestrutura na mobilidade urbana e saneamento, visto que o sistema é uma forma mais segura de compartilhar os riscos em financiamentos de obras.

No Brasil, 70% dos financiamentos são de bancos públicos, 23% de bancos privados e apenas 7% vêm de bancos multilaterais. Os bancos comerciais seguem os estatais e só assumem os riscos de financiamento se houver as garantias do BNDES. Assim o Brasil é um mercado de forte interesse para as PPP’s, que ajuda a atrair o capital estrangeiro.