Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
05/06/2020 18:53

Nota de falecimento

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) manifesta pesar pelo falecimento do economista Carlos Lessa, na manhã desta sexta-feira (05), no Rio de Janeiro. Lessa foi membro do Conselho de Orientação do Ipea, órgão colegiado criado em 2007, e uma de suas últimas contribuições para o Instituto foi o capítulo Infraestrutura e logística no Brasil, da Coleção Desafios ao Desenvolvimento Brasileiro – Contribuições do Conselho de Orientação do Ipea.

Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e escreveu diversos livros e artigos, sendo sua primeira obra o livro Quinze anos de política econômica, em que analisava o processo de industrialização brasileiro desde o final da Segunda Guerra Mundial até 1960.

Sua contribuição para o debate político e econômico no Brasil não se deu apenas por meio da obra escrita, mas das aulas e das inúmeras de conferências que ministrou a partir da década de 1960. Foi professor do Instituto Rio Branco e dos cursos da Cepal/ONU e era professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1978. Personalidade relevante para a economia do país, Lessa deixa três filhos e netos.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea