Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
14/05/2020 15:57

Webinar discute modelo de fila única de internações na pandemia

Debate virtual foi promovido pelo Ipea nesta quarta-feira (13)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoveu, nesta quarta-feira (13), webinar para apresentar os resultados da pesquisa “A Proposta de Adoção de Fila Única nas Internações Hospitalares e nas UTIs durante a Pandemia de Covid-19 no Brasil - Uma Análise do Campo da Economia da Saúde”. O autor do trabalho, o economista e pesquisador do Ipea Alexandre Marinho, propõe novos formas de lidar com as crescentes filas nas Unidades de Terapia Intensiva e demais internações hospitalares a partir de uma questão básica evidenciada durante a pandemia: a capacidade reduzida de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O pesquisador fez uma avaliação do panorama atual, levando em consideração a utilização de 95% dos leitos disponíveis no Brasil. Nessa perspectiva, estariam livres apenas 1.695 de um total de 33.905 leitos de UTIs (no SUS e fora do sistema de saúde pública). Considerando-se um prazo médio de internação de 10 dias, cada pessoa esperaria 6,5 dias por um leito de UTI. Caso o prazo médio de internação seja de 14 dias, a espera passaria de 6,5 dias para 17 dias. E, na pior das hipóteses, internações de 20 dias acarretariam um prazo de espera de 74 dias por leito.


Pesquisadores e diversas instituições ligadas ao setor da saúde propõem a adoção de uma fila única, administrada pelo SUS, que compreenderia todos os leitos hospitalares (públicos e privados) disponíveis no Brasil. Nesse caso, o acesso dos pacientes aos leitos não dependeria de planos de saúde ou mesmo de fatores como renda pessoal.

O modelo, segundo Marinho, poderia antever filas únicas nos estados com possibilidades de remanejo dos recursos e até mesmo de pacientes, a exemplo do que já é feito no Sistema Nacional de Transplantes. O atendimento seria realizado por ordem de chegada ou poderia variar conforme a gravidade de cada caso.


Acesse, aqui, o trabalho apresentado no webinar.


Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação