Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
06/05/2020 10:00

Ipea divulga Índice de Custos de Tecnologia da Informação, utilizado como indexador nos contratos da Administração Pública
O indicador é aplicado aos contratos de tecnologia do Poder Executivo Federal

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga mensalmente, desde 2018, o Índice de Custos de Tecnologia da Informação (ICTI). Ele é aplicado para corrigir, a partir de 2020, os valores dos contratos de serviços e soluções de tecnologia pelos órgãos que fazem parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) do Poder Executivo Federal.

O cálculo do ICTI é relevante porque custos efetivos na área de TI podem evoluir de forma distinta da média dos preços na economia, captada pelos índices gerais. E o reajuste de valores contratuais do governo federal com base nesses índices gerais pode configurar prejuízos indevidos ao erário ou às empresas fornecedoras de serviços de TI, causando distorções indesejáveis nas contas públicas e na economia do país.

Os dados divulgados nesta quarta-feira, 06, mostram que o índice teve alta de 0,73% em março de 2020, na comparação com o mês anterior – ou seja, 0,34 ponto percentual acima da taxa registrada em fevereiro. Frente ao mesmo mês de 2019, o índice apontou estabilidade. Com a incorporação desse resultado, o ICTI acumulou uma variação de 5,7% nos doze meses encerrados em março, patamar acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostrou que, na desagregação pelos oito grupos que compõem o ICTI, a maior contribuição para o avanço no acumulado em doze meses veio do segmento de despesas com pessoal, cuja alta de 8,54% foi responsável por aproximadamente 70% da variação total apresentada pelo índice.

Acesse a íntegra do indicador

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093
61 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea