Cadeias globais de valor são destaque no Ipea

Cadeias globais de valor são destaque no Ipea

Especialistas vão discutir como a divisão internacional da produção influencia a indústria dos países em desenvolvimento

O Ipea vai sediar no Rio de Janeiro um evento internacional nos dias 5 e 6 de fevereiro. O seminário Cadeias Globais de Valor e Agenda Comercial no século XXI é promovido pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) e contará com a participação de representantes de diferentes países.

No primeiro dia do evento, três painéis vão discutir a inserção dos países em desenvolvimento nas Cadeias Globais de Valor (CGV), suas experiências internacionais e a agenda comercial.

Após uma breve fala de abertura, do diretor da Dinte, Renato Baumann, e do representante do Center of Concern (COC), Aldo Caliari, o primeiro painel terá início sob o tema Cadeias Globais de Valor: experiências internacionais. Além de Baumann, que será o mediador, vão compor a mesa Nano Mulder (Comisión Económica para América Latina y el Caribe), Jorge Arbache (BNDES) e José Tavares (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento).

O painel discutirá como a fragmentação da produção nas cadeias de valor afeta a economia das nações, se existem segmentos das cadeias que exercem influência na organização global e quais os links observados entre as CGV e as demandas internacionais de emprego e qualidade de vida.

A segunda mesa terá como proposta discutir a inserção dos países em desenvolvimento nas CGV. Para isso, o painel pretende responder às perguntas: O que sabemos e o que precisamos descobrir sobre o impacto da fragmentação da produção das cadeias de valor na industrialização dos países em desenvolvimento? Essa fragmentação tem influenciado nas taxas de emprego e na qualidade de vida nesses países? Como eles podem responder de maneira estratégica a essa fragmentação?

Na mesa, estarão Marcelo Nonnenberg (Ipea), Sandra Rios (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento), Lia Valls (FGV/UERJ) e Eduardo Costa Pinto (UFRJ). Aldo Caliari será o mediador.

No último painel do dia, o tema Cadeias Globais de valor e agenda de política comercial será debatido por Juan Blyde (Inter-American Development Bank), Pedro Veiga (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento) e Renato Flores (FGV). A mediação da mesa ficará sob a responsabilidade de Ivan Oliveira (Ipea).

O objetivo será discutir como as CGV impactam o comércio internacional dos países em desenvolvimento em uma escala global e regional e quais políticas poderiam ser adotadas por esses países para enfrentar os desafios de crescimento na lógica das cadeias de valor.

No dia 6 de fevereiro, uma mesa-redonda vai reunir todos os participantes para sintetizar os resultados e conclusões dos painéis do dia anterior e pensar em soluções e melhorias futuras para os temas abordados.

Serviço
Seminário Cadeias Globais de Valor e Agenda Comercial no Século XXI
Dias: 05/02, das 9h às 18h; e 06/02, das 9h às 13h
Local: Ipea, na Av. Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar, Centro, no Rio de Janeiro 

Veja a programação do seminário 'Cadeias Globais de Valor e Agenda Comercial no século XXI'