Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
16/04/2020 21:02

Estudo do Ipea mostra queda nos Investimentos empresariais em inovação

Análise de dados do IBGE mostra recuo de 0,58% para 0,50% do PIB entre 2014 e 2017

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) identificou a redução inédita dos indicadores de inovação brasileiros, a partir dos números divulgados ontem (16) pela Pesquisa de Inovação do IBGE – Pintec. O estudo intitulado “Redução drástica na inovação e no investimento em P&D no Brasil” avalia os setores de maior participação nos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil, como telecomunicações, petróleo, automotivo e transporte, inclusive o aeronáutico.

Pela primeira vez no Brasil, houve simultaneamente uma queda da taxa de inovação, e um decréscimo na proporção de investimentos em P&D sobre a receita do país e em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). “O mais importante dos indicadores de inovação no país, que é o volume de investimento empresarial em P&D em relação ao PIB, caiu de 0,58% para 0,50% do PIB entre 2014 e 2017”, ressalta uma das autoras do trabalho, a economista e pesquisadora do Ipea Fernanda de Negri.

O cenário negativo e preocupante não chega a surpreender. Segundo a pesquisadora, a crise da Petrobras, maior investidora em P&D no país (70% do setor), exerceu papel relevante na redução dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento na economia brasileira. “Ainda mais importante, contudo, foi a crise político-econômica que afetou diretamente os investimentos em inovação das empresas”, avalia.

Outro fator que contribuiu para a queda nos indicadores, segundo o estudo, foi a redução de políticas públicas de estimulo à inovação no triênio 2014-2017. “Embora esse cenário tenha impactos sobre as perspectivas de crescimento econômico do país, não existem evidências recentes que apontem para a sua reversão”, afirma Fernanda de Negri.


Confira a análise completa aqui

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação