Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
noticias
13/03/2020 10:04

Aposentadoria, saneamento e ferrovias são alguns dos temas da nova edição da PPE


A publicação traz textos sobre transporte ferroviário, exportações e desempenho escolar de jovens das redes pública e privada

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta sexta-feira, 13, o número 3 do volume 49 da revista Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE). A nova edição, que está disponível para download, reúne pesquisadores do instituto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e das Universidades Federais do Ceará, de São Paulo, Juiz de Fora, de Brasília e Paraíba em seis artigos que abordam temas como aposentadoria, eficiência dos serviços de água e esgoto no Brasil, entre outros temas.

No estudo “Aposentadoria e Mercado de Trabalho: uma análise usando regressão descontínua”, pesquisadores da USP e do Insper avaliam os efeitos da aposentaria sobre as relações trabalhistas, nas áreas urbanas, tendo em vista os desafios que deverão ser enfrentados pelos usuários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A pesquisa traz como principal contribuição a utilização do método de regressão descontínua (RDD) no contexto das regras de aposentadorias. Na prática, a metodologia possibilita avaliar efeito causal do benefício.

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará utilizaram a metodologia da Decomposição Quantílica Incondicional dos Diferenciais para avaliar o desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantes e, com isso, ampliar o debate sobre economia da educação, ensino público, com ênfase no ensino profissionalizante desenvolvido no Ceará. O estudo buscou ainda identificar, entre outros aspectos, os fatores que mais influenciam os desempenhos dos alunos das duas escolas.

Em “Análise da Eficiência Técnica e da Produtividade dos Serviços de Água e Esgotos no Brasil de 2006 a 2013”, pesquisadores da Uerj e do Ipea verificaram a eficácia do serviço depois da Lei Nacional do Saneamento Básico. Foram selecionadas as maiores prestadoras de serviço de cada estado em um período de sete anos. A pesquisa utilizou o método de análise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis – DEA) para mapear o padrão de eficiência nas cinco regiões do país.

O número três da Revista PPE também apresenta artigos sobre a duração das exportações brasileiras, uma análise do comércio intraindústria e um estudo que mede a eficiência produtiva do transporte por ferrovias de carga brasileiras por meio da aplicação de modelos DEA.

Sobre a Revista PPE

A Revista da PPE, editada pelo Ipea desde 1971, é publicada três vezes ao ano e, em todos os volumes, traz estudos científicos sobre temas relacionados à economia brasileira, além de apresentar sugestões e propostas para a criação de políticas públicas mais eficientes. Os pesquisadores interessados podem submeter seus artigos à revista, que só analisa e publica textos com conteúdo inédito tanto no país quanto no exterior. O tema do artigo deve se inserir na área da ciência econômica.

Clique aqui para acessar a nova edição da revista PPE

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea