Ipea participa da Feira do Livro da Venezuela

Ipea participa da Feira do Livro da Venezuela

Brasil é convidado de honra da décima edição do evento, que tem como tema as perspectivas e desafios da edição pública de livros

Entre 14 e 23 de março, o Ipea participa do estande brasileiro na X Feira Internacional do Livro da Venezuela (Filven), realizada no Complexo do Teatro Teresa Carreño, na Universidade Experimental de Artes e na Praça dos Museus de Caracas. A Filven é um dos grandes eventos de difusão cultural da Venezuela e, até esta terça (18), mais de 100 mil pessoas já haviam participado de alguma das 400 atividades previstas.

O Ipea divulgou livros e pesquisas sobre diferentes temáticas relacionadas ao desenvolvimento e às políticas públicas. Na abertura oficial do evento, o vice-presidente da Venezuela Jorge Arreaza recebeu um exemplar da publicação Brasil em Desenvolvimento 2013 das mãos do embaixador do Brasil junto à Venezuela, Ruy Pereira. A mesma publicação foi entregue ao ministro da indústria da Venezuela, Wilmer Barrientos, que visitou o estande do Ipea no domingo (16).

O Instituto mantem um técnico em Caracas para cooperação técnica com Venezuela desde 2010. O instituto promove cursos de formação em planejamento e integração regional e realiza pesquisas sobre o desenvolvimento da região de fronteira e integração produtiva e de infraestrutura entre o norte do Brasil e a Venezuela.

Neste ano, a Filven tem o Brasil como convidado de honra. A participação brasileira tem privilegiado a apresentação de obras de editoras públicas, a divulgação da literatura indígena e a promoção do acesso à literatura em braile. Destacaram-se a presença do escritor indígena Cristiano Wapixana, do estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, e os debates sobre políticas públicas para ampliar o acesso à leitura, especialmente para portadores de deficiência visual.