Instituto lança livro sobre o papel do Estado

Instituto lança livro sobre o papel do Estado  
A publicação, que reúne artigos sobre políticas estratégicas para o desenvolvimento do país, será divulgada na FGV, em SP

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança no próximo dia 22, em São Paulo, o livro Capacidades Estatais e Democracia – Arranjos institucionais de Políticas Públicas. Realizado por meio da colaboração entre pesquisadores do Instituto e universidades brasileiras e estrangeiras, a publicação buscou analisar em profundidade os arranjos institucionais para implementação de políticas públicas representativas dos atuais esforços do governo em promover o desenvolvimento (nas áreas social, econômica e industrial).

A obra traz novos conceitos e modelos analíticos, que possibilitam uma melhor compreensão da operação de atores no interior do Estado e suas interações (sinergias ou tensões) com instituições democráticas nos processos de implementação dos casos estudados. O lançamento do livro será às 13h, na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, com a participação dos organizadores do livro, os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Alexandre Gomide e Roberto Pires, além de três dos autores das pesquisas – Marco Antônio Carvalho Teixeira (FGV), Maria Rita Loureiro (FGV) e Mário Schapiro (FGV).

Outros lançamentos estão previstos para acontecerem nos dias 26, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/ UERJ), e 28, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação de Economia e Estatística (FEE), em Porto Alegre. Para o segundo semestre, a agenda inclui Brasília, Belo Horizonte e um estado do Nordeste.

Faça sua inscrição