Sergei Soares toma posse como presidente do Ipea

Sergei Soares toma posse como presidente do Ipea

Para o novo presidente, diretoria composta apenas por técnicos do Instituto é uma oportunidade histórica

O novo presidente do Ipea, Sergei Soares, tomou posse nesta terça-feira, 27, em uma cerimônia realizada na sede do Instituto, em Brasília. Em seu discurso, Soares agradeceu a confiança do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE/PR), Marcelo Neri, e ressaltou que, pela primeira vez em 50 anos, o Ipea tem uma diretoria formada exclusivamente por técnicos de carreira da Instituição.

"A escolha de um presidente com origem na Instituição mostra a confiança do ministro Marcelo Neri nas qualidades do Ipea; temos uma diretoria inteiramente formada por nossos técnicos, por isso, desta vez, não podemos errar; é nossa obrigação fazer o melhor para o Ipea”, comentou. 

Cerimônia de posse ocorreu nesta terça-feira, 27/5,
na sede do Ipea, em Brasília


Em seguida, o presidente traçou um panorama sobre a história recente do Instituto, de forma a reconhecer as contribuições dos presidentes que o antecederam. “A transição para a democracia, no início dos anos 1990, foi um período difícil para nossa instituição (...); quando entrei no Ipea, como estagiário, éramos um Instituto abatido, sucateado, tivemos que organizá-lo, fazê-lo ressurgir das cinzas (...); tudo isso me leva a dizer que um desafio enorme me aguarda; as pegadas das contribuições dos que me antecederam são muito fortes”, declarou.

Ao encerrar sua fala, Soares ainda frisou qual é a missão essencial do Ipea: “temos duas pernas, a pesquisa e a assessoria (...); uma pesquisa de ponta permite dar nossa ajuda para que o governo tome as melhores decisões possíveis, com as melhores condições, em todos os casos”.

Também presente à cerimônia de posse, o ex-presidente do Ipea e ministro da SAE/PR, Marcelo Neri, justificou a escolha de Soares para a presidência do Instituto: “logo que eu assumi o Ipea, em conversa com a presidenta Dilma, fui incumbido de reunir os ‘homens do renascimento’, ou seja, aqueles que conciliavam a ciência com o humanismo (...); o Sergei é um dos maiores exemplos desse tipo de homem, por sua paixão inicial pela física, por sua migração para a área social, e também por conhecer profundamente cada pessoa desta casa”, afirmou.

O ministro da SAE aproveitou a ocasião para fazer um balanço de sua gestão e anunciar algumas das inovações deixadas para o Instituto. Ele destacou a elaboração de um novo Plano Estratégico como uma das heranças de seu período no Ipea, assim como a iniciativa de valorizar a pluralidade de visões na composição do corpo dirigente do Instituto. Por fim, o ministro elencou algumas das contribuições de cada diretoria do Ipea, tanto na realização de pesquisas estratégicas, quanto na construção de soluções horizontais para facilitar o trabalho dos pesquisadores.

Duas dessas soluções foram apresentadas nesta quinta-feira: a sala de sigilo instalada na sede do Ipea, em Brasília, e o extrator de dados. A sala de sigilo permitirá aos pesquisadores trabalhar com informações classificadas e terá como primeira base os registros administrativos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Já o software extrator de dados, desenvolvido no Instituto, possibilitará, na internet, o cruzamento de diferentes fontes de microdados. Em setembro deste ano, o Ipea completa 50 anos, e o anúncio das inovações faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro.

A cerimônia contou, ainda, com a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, do ministro interino da Controladoria-Geral da União, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, do chefe da Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, embaixador Sergio Bath, e do coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek.

Perfil
O pesquisador Sergei Suarez Dillon Soares foi nomeado para exercer o cargo de presidente na última quinta-feira, 22. Doutor e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Soares foi estagiário do Ipea entre 1991 e 1992 e ingressou por concurso público, em 1998, na carreira de técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, onde publicou dezenas de estudos na área de Economia do Bem-Estar Social, com ênfase nas relações entre educação, mercado de trabalho e desigualdades, além de avaliar e propor políticas públicas em atividades de assessoramento. Ele trabalhou no MEC, no Banco Mundial, foi chefe de Gabinete do Ipea e diretor de Estudos e Políticas Sociais.

Vídeo: posse do presidente do Ipea, Sergei Soares