Ipea e FGV realizam oficina com John Nash, Nobel de Economia

Ipea e FGV realizam oficina com John Nash, Nobel de Economia

Ministro e estudiosos de teoria dos jogos homenageiam Marilda Sotomayor no Rio

Marilda Sotomayor e John Nash participaram da oficina internacional

O Ipea e a Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) promoveram na última sexta-feira, dia 1°, no Rio de Janeiro, oficina internacional sobre teoria dos jogos com a presença do matemático John Nash, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 1994 por seus trabalhos sobre o tema na Universidade de Princeton.

Além do norte-americano, participaram do debate sobre tomada de decisão estratégica o matemático Abraham Neyman, da Hebrew University; Steve Brams, professor de Política da New York University; Myrna Wooders, economista da Vanderbilt University; e Salvador Barberá, Inés Macho Stadier e David Perez Castrillo, acadêmicos da Universidade Autônoma de Barcelona; e Mauricio Bugarin, da UnB.

A oficina homenageou os 70 anos de Marilda Sotomayor, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) que escreveu o livro Two-Sided Matching: A Study in Game-Theoretic Modeling and Analysis, em parceria com Alvin Roth, um dos ganhadores do Nobel de Economia de 2012.

A mesa de abertura contou com Sergei Soares, presidente do Ipea, Rubens Penha Cysne, diretor-geral da FGV, Aloisio Araujo, vice-diretor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE/FGV), e Humberto Moreira, vice-diretor de Pesquisa da EPGE e responsável pela organização do evento junto com Danilo Coelho, pesquisador do Ipea.

Soares ressaltou o prestígio da professora Marilda, cuja celebração trouxe quatro vencedores do Nobel ao Brasil, e a importância da interação entre pesquisas téoricas e aplicadas, uma “falsa dicotomia” evidenciada em estudos do Ipea que empregam a teoria dos jogos, por exemplo, às regras vigentes em instituições jurídicas brasileiras ou ao matching entre doadores e recebedores de órgãos.

John Nash, Marcelo Neri, ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Carlos Leal, presidente da FGV, e Rubens Cysne participaram da sessão de homenagem à professora Marilda Sotomayor, que recebeu uma placa em reconhecimento a suas contribuições.

Neri destacou a influência e o exemplo de Nash para seu trabalho desde quando obteve seu PhD em Princeton. Recordou ainda o primeiro seminário internacional de que participou, o Encontro Latino-Americano da Sociedade Econométrica (Lames) de 1991, e a liderança exercida naquele evento pela professora Marilda, cujo trabalho mantém o mais alto nível ao longo de décadas.

Fotos: Thiago Cavalcante (Ipea) e Andre Telles (FGV)