Ipea lança estudos sobre federalismo no Brasil

Ipea lança estudos sobre federalismo no Brasil

Papel dos governos estaduais e guerra fiscal são discutidos na publicação

Na próxima terça-feira, dia 02 de dezembro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará, em seminário, uma série de artigos sobre federalismo. Organizado pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Aristides Monteiro Neto, o livro Governos Estaduais no Federalismo Brasileiro - Capacidades e Limitações Governativas em Debate aponta para o papel, frequentemente negligenciado, dos governos estaduais no processo federativo do país.

Entre os temas discutidos está a baixa autonomia para a formulação de políticas públicas dos estados, em geral, e a restrita autonomia fiscal dos estados das regiões de menor desenvolvimento, como Norte e Nordeste. A guerra fiscal e o endividamento dos governos estaduais são temas tratados no estudo. Os autores apontam para o fato de que os governos estaduais no Brasil contemporâneo possuem baixas capacidades governativas para a elaboração e execução de estratégicas de desenvolvimento.

Participarão das sessões do seminário o presidente do Ipea, Sergei Soares; o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), Rogério Boueri; o deputado federal Pedro Eugênio (PT/PE); a subchefe de Assuntos Federativos (SRI), Paula Losada; a secretária de Desenvolvimento Regional (MI), Adriana Melo Alves; o diretor Geral da ESAF, Alexandre Ribeiro Motta; e o coordenador do Projeto Governos Estaduais, Aristides Monteiro.

Confira a programação completa

Serviço:
Seminário nacional e lançamento do livro Governos Estaduais no Federalismo Brasileiro - Capacidades e Limitações Governativas em Debate
Data: 02 de dezembro, terça-feira
Horário: das 9h às 19h
Local: Sede do Ipea, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do 16º andar) Mais informações: (61) 3315-5334