Livro avalia satisfação dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida

Livro avalia satisfação dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida

O lançamento da publicação será nesta sexta-feira, dia 12, às 9h30, no auditório do Ministério das Cidades


A parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades (MCidades) resultou no livro Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. A publicação, que será lançada amanhã, sexta-feira, dia 12, busca contribuir para a disseminação de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento do programa.

A pesquisa para o livro foi a campo coletar as informações, via questionário, em 7.252 moradias do programa nas cinco regiões do país. O levantamento traz dados sobre o perfil das famílias atendidas e suas casas (indicadores de coabitação e adensamento domiciliar, situação de risco em residências anteriores), a importância que atribuem a diversos fatores (inundação, alagamento, deslizamento de encostas, lixões ou esgoto a céu aberto), sua satisfação com a moradia, seu aumento de bem-estar e sua intenção de permanecer no imóvel.

O monitoramento do programa habitacional é o principal objetivo do livro, que mostra avaliações detalhadas dos entrevistados sobre o imóvel (tamanho, temperatura, iluminação, umidade, distribuição dos cômodos), sua localização (meios disponíveis, tempo e despesa no transporte até locais de trabalho ou estudo, proximidade a áreas de lazer, serviços sociais e de saúde, segurança, relações com vizinhos) e as despesas envolvidas (aluguel ou prestação, água, luz, condomínio).

O lançamento será em Brasília, com a presença do ministro de Estado chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, do ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, e do presidente do Ipea, Sergei Soares, além da secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães.

Serviço:
Lançamento do livro “Pesquisa de Satisfação dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida”
Data: 12 de dezembro de 2014
Local: auditório do Ministério das Cidades (SAUS, Quadra 01, Bloco H, Térreo, Brasília-DF)
Horário: 9h30
Solicita-se a gentileza de confirmar presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.