Seminário subsidiará relatório da Conferência Habitat III

Seminário subsidiará relatório da Conferência Habitat III

Os debates sobre a questão urbana no Brasil ocorrerão entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em Brasília

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, um seminário no Palácio do Planalto (Anexo I), em Brasília, vai debater a questão urbana no Brasil. As mesas de discussões abordarão temas como inclusão social e direito à cidade; agendas socioambientais e governos locais, com o objetivo de produzir subsídios para a elaboração do relatório que o país enviará para a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), a ser realizada em 2016. Interessados em participar do evento podem consultar a programação e se inscrever pelo site www.participa.br/habitat até o dia 20 de fevereiro.

Além do seminário nacional, a construção do relatório brasileiro para a Conferência Habitat III terá a participação de um público mais amplo através dos Conselhos de Cidades, de iniciativas das organizações sociais e dos governos locais e de uma comunidade online, disponível na plataforma www.participa.br. Nessa plataforma, os usuários encontrarão, até o dia 07 de fevereiro, um questionário sobre temas do desenvolvimento urbano. Está aberta também uma consulta sobre os indicadores a serem utilizados no relatório. Por fim, o texto base do documento será disponibilizado na ferramenta para sugestões e críticas.

Habitat III
A ONU (Organização das Nações Unidas) realizará, em 2016, a terceira Conferência sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). O objetivo é apontar novos desafios para o processo de urbanização mundial, focando em uma “Nova Agenda Habitat”, que também poderá influenciar e impactar diretamente o destino das cidades e de parcela cada vez maior da população mundial. Atualmente, os países-membro da ONU estão construindo os seus relatórios nacionais para subsidiar a elaboração da Agenda Habitat III. No Brasil, a relatoria do documento está a cargo do Ipea, que participa de Grupo de Trabalho instituído no Conselho Nacional das Cidades com outros 11 ministérios, além do Ministério das Relações Exteriores.