Mangabeira Unger toma posse como novo ministro da SAE

Mangabeira Unger toma posse como novo ministro da SAE

Professor e pesquisador de Harvard, Unger já ocupou o cargo de ministro entre 2007 e 2009

O novo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Roberto Mangabeira Unger, tomou posse nesta quinta-feira, 05, em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Nomeado pela presidenta Dilma Rousseff no último dia 04, Unger substituirá o economista e professor da Fundação Getulio Vargas Marcelo Côrtes Neri.

Unger já esteve à frente da SAE/PR entre 2007 e 2009. Em um breve discurso, a presidenta destacou as contribuições dele ao governo: “Todos os que integravam os ministérios ou órgão públicos naquela época sabem da contribuição do professor Mangabeira Unger. Destaco duas delas: o Plano Nacional de Defesa e a instigante determinação de que deveríamos investir em aeroportos regionais”.

Dilma Rousseff ressaltou ainda qual deve ser o foco de trabalho do novo ministro da SAE: “Espero um assessoramento para enfrentarmos os desafios principais do governo, com uma visão de diagnósticos sobre o curto prazo e propostas para o longo prazo”. “Mesmo em um governo com data definida para acabar, dezembro de 2018, é necessário que concebamos políticas de longo prazo, nossa herança, nosso legado para as futuras gerações”, acrescentou.

Agradecimento
A presidenta aproveitou a cerimônia de posse para elogiar o trabalho realizado pelo ex-ministro Marcelo Neri à frente da SAE. “Neri, um brilhante pesquisador, nos ajudou, nos últimos anos, a entender melhor todas as transformações sociais em curso no Brasil”. Rousseff disse continuar contando com “as instigantes análises” do ex-ministro, “para inspirar novos avanços nas políticas sociais”.

A posse de Mangabeira Unger teve a presença dos ministros Aloizio Mercadante, da Casa Civil, Nelson Barbosa, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Pepe Vargas, da Secretaria de Relações Institucionais, e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, além de deputados, senadores e outras autoridades.

Roberto Mangabeira Unger é formado em direito e atua como professor e pesquisador na Universidade de Harvard (EUA). Sua primeira passagem pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) foi durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.