Ipea divulga 27ª Carta de Conjuntura

Ipea divulga 27ª Carta de Conjuntura
Dados e análises abordam temas como PIB, emprego inflação, exportações, importações, juros e finanças públicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou suas análises para o cenário econômico brasileiro no lançamento da Carta de Conjuntura, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 23 de junho, às 11h, na Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar, no Rio de Janeiro.

Publicação trimestral, a Carta de Conjuntura tem como objetivo acompanhar a conjuntura econômica brasileira por meio de seus principais indicadores. O boletim traz dados e estimativas sobre nível de atividade (demanda, oferta, produção industrial e comércio), mercado de trabalho, inflação, setor externo (balança comercial, balanço de pagamentos), moeda e crédito (política monetária e taxas de juros, mercados de capitais e de crédito), finanças públicas e economia mundial.

A Carta de Conjuntura tem ainda três Notas Técnicas. A primeira discute uma metodologia simplificada de estimação do consumo nominal do governo em bases trimestrais, a segunda traz considerações sobre a nova metodologia de apuração do balanço de pagamentos. Por fim, um texto analisa as consequências macroeconômicas da Lei Complementar 148/2014, que alterou o indexador da dívida de estados e municípios.

Leia a Carta de Conjuntura nº 27