Investimentos em energias renováveis serão discutidos no Panorama Ipea

Investimentos em energias renováveis serão discutidos no Panorama Ipea

Assista, nesta quarta-feira, às 16h, pelo Portal Ipea, e envie perguntas para o nosso perfil no Twitter: @ipeaonline

O Brasil é referência mundial no uso de Energias Renováveis, com 41% da oferta interna dessa natureza. A perspectiva é que o país alcance 45% em 2030, enquanto a expectativa global é de 17%, no melhor dos cenários projetados. A hidroeletricidade e a biomassa (etanol, biodiesel e gás renovável), além das fontes eólica e solar, são as prioridades de pesquisa e desenvolvimento nas próximas décadas.

Segundo o relatório do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima-se que em 2012, foi investido 244 bilhões de dólares em energias renováveis no mundo. Mas, no Brasil, o financiamento público em pesquisa e desenvolvimento tem porte pequeno diante da grande tarefa que enfrenta: financiar a pesquisa e sua infraestrutura.

No Panorama Ipea desta semana, vamos debater as políticas necessárias para colocar o país na fronteira tecnológica das energias renováveis. Receberemos, no estúdio, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Gesmar Santos, e o coordenador-geral de Tecnologias Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação, Eduardo Soriano.

Assista, nesta quarta-feira, 1º de julho, às 16h, pelo Portal Ipea, e envie perguntas para o nosso perfil no Twitter: @ipeaonline.