Ipea e Piauí promovem seminário sobre federalismo

Ipea e Piauí promovem seminário sobre federalismo

Durante o evento, será assinado um acordo de cooperação entre o Instituto e o Governo do Estado para a realização conjunta de estudos e pesquisas

O Governo do Estado do Piauí, o Ipea e o Banco do Nordeste (BNB) promovem, até o dia 02 de julho, em Teresina, o seminário Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional. O evento tem como objetivo debater as capacidades governativas dos estados no processo de planejamento, focando as desigualdades regionais.

A abertura, na última segunda-feira, 30 de junho, contou com a presença do governador piauiense, Wellington Dias. Na oportunidade, Dias enfatizou a importância do evento e disse que há um longo caminho a percorrer no repensar do território, das questões regionais, e sua importância está em criar um ambiente de discussão que levará, com certeza, à construção de políticas públicas que levem ao bem-estar econômico e social.

Além de especialistas como os professores Tania Bacelar de Araújo e Carlos Antônio Brandão (UFRJ), as mesas de debate terão a participação de dois técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Constantino Cronemberger Mendes, coordenador de Estudos Federativos do Instituto, fará uma palestra, nesta quarta-feira, 1º de julho, sobre o Federalismo Fiscal Brasileiro. Já Aristides Monteiro Neto, coordenador de Estudos Regionais, falará, na quinta-feira, sobre o Pacto Federativo e as Capacidades Governativas Estaduais.

Acordo de Cooperação
Durante o evento, Ipea e Governo do Piauí assinarão um Acordo de Cooperação Técnica para “a implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas” sobre desenvolvimento e planejamento regional.