Publicação analisa temas de política comercial

 Boletim analisa temas de política comercial

19ª edição do Boletim de Economia e Política Internacional pode ser baixada, gratuitamente, no Portal Ipea

Composta por seis artigos, a 19ª edição do Boletim de Economia e Política Internacional foi publicada no Portal Ipea. O primeiro texto analisa a trajetória do investimento externo no Brasil entre 2003 e 2014. Em seguida, o artigo Medidas não tarifárias como instrumento de política comercial: conceito, importância e evidências recentes de seu uso no Brasil traça, a partir da literatura recente sobre o assunto, um panorama da análise de medidas não tarifárias, abordando desde sua definição e classificação até algumas evidências sobre sua utilização no mundo e no Brasil.

O terceiro artigo aborda as medidas não tarifárias para a análise dos setores naval-fluvial, de fertilizantes-agricultura e de granito, com intuito de aportar subsídios para orientar a elaboração de políticas de promoção do comércio bilateral e da complementaridade econômica entre as regiões Norte do Brasil e Sul da Venezuela.

O quarto capítulo do boletim trata das possíveis interpretações para a crise do Mercosul, cujos sintomas são: perda de prioridade no contexto da política externa brasileira, resultados comerciais modestos, perfurações da tarifa externa comum, baixa internalização de decisões do Mercosul nos ordenamentos jurídicos internos e incapacidade de negociar acordos de preferências comerciais com economias de grande porte.

Já o artigo Transferências condicionadas de renda: origens, fundamentos e tendências recentes na África Subsaariana contextualiza o cenário internacional que marcou o surgimento dos programas de assistência social, discute brevemente alguns argumentos teóricos que justificam a transferência direta de dinheiro, bem como a presença de condicionalidades e, finalmente, delineia as transformações e tendências recentes ocorridas na região da África Subsaariana em matéria de transferências de renda, detalhando alguns dos programas existentes.

Por último, o sexto artigo pretende contribuir para o debate sobre o tema da migração, com ênfase nos seus determinantes e impactos nos países do Sul.

Leia o Boletim de Economia e Política Internacional nº 19