Ipea lançou nesta quinta-feira o Boletim de Políticas Sociais

Ipea lançou nesta quinta-feira o Boletim de Políticas Sociais

Pesquisadora Celia Kerstenetzky comentou o panorama atual das políticas sociais no Brasil


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira, 16 de julho, em Brasília, a 23º edição do Boletim de Políticas Sociais: acompanhamento e análise. A publicação analisa, periodicamente, a evolução da atuação do governo federal nos principais setores que formam o campo social da política pública: previdência social, assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho, desenvolvimento rural, igualdade racial e igualdade de gênero. O evento contou com os comentários da professora Celia Lessa Kerstenetzky, coordenadora do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento da Universidade Federal Fluminense.

Kerstenetzky discutiu o panorama atual das políticas sociais no Brasil. Além da professora, a mesa de debates teve a participação do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, André Calixtre, do diretor de Tecnologia de Diálogo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), José Aparecido Ribeiro, e da diretora do Departamento do Cadastro Único/DECAU, Joana Mostafa. A mediadora foi a técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Ana Cleusa Serra Mesquita.

A nova edição abordar os fatos mais relevantes ocorridos entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014. Excepcionalmente, esses limites foram alargados para englobar acontecimentos mais recentes, cuja apreciação, dado o impacto crucial deles sobre o desempenho de algumas políticas, não poderia ser postergada, a exemplo das Medidas Provisórias nº 664 e nº 665 – que alteraram as regras de alguns benefícios trabalhistas e previdenciários, como o seguro-desemprego, o abono salarial e o auxílio-doença.

Celia Kerstenetzky
Professora titular do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Celia Kerstenetzky é doutora em ciência política pelo IUPERJ e Ph.D. em Social and Political Sciences pelo European University Institute. Foi, no Ipea, titular da Cátedra Celso Furtado para o Desenvolvimento. Pela editora Campus/Elsevier, escreveu o livro Estado do Bem-estar Social na Idade da Razão.

Leia o Boletim de Políticas Sociais nº 23