Panorama debate políticas de saúde para as mulheres

Panorama debate políticas de saúde para as mulheres

Assista a duas gravações do programa nesta quarta-feira, 05 de agosto, a partir das 15h

Em 2000, 191 países celebraram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um compromisso com uma série de metas para o progresso da humanidade. O prazo para o cumprimento dessas metas termina no fim de 2015. Apesar de alguns avanços na área de Saúde, o Brasil ainda tem grandes desafios a enfrentar.

Quando se considera óbitos maternos, dificilmente atingiremos a meta de reduzir os índices em 75%, o que significaria alcançar 35 óbitos por 100 mil nascimentos. Parte do problema está no elevado número de cirurgias cesarianas. No país, 52% dos nascimentos se dão por cesárea, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda até 15%.

E para discutir as políticas de redução da mortalidade materna e outros temas sobre a saúde da mulher, o Panorama Ipea recebe, no estúdio, Edvaldo Batista, coordenador do Instituto de Estudos e Pesquisa em Saúde, e a médica Renata Reis.

Em seguida, um segundo programa colocará em pauta as políticas de ajuste fiscal e a medidas para a retomada do crescimento econômico brasileiro. Participarão do debate o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Cláudio Hamilton dos Santos, e o professor da Unicamp, Pedro Rossi.

Assista ao vivo à gravação do programa, nesta quarta-feira, 05 de agosto, a partir das 15h, pelo Portal Ipea, e envie perguntas para o nosso perfil no Twitter: @ipeaonline.