Ipea lança agenda de ações estratégicas para o Brasil

Ipea lança agenda de ações estratégicas para o Brasil

Anúncio foi feito em solenidade de comemoração aos 51 anos do Instituto, em Brasília

Nesta quinta-feira, 17 de setembro, foi realizada, em Brasília, a cerimônia de aniversário de 51 anos do Ipea, com a presença de servidores, colaboradores e autoridades. No evento, foi apresentada uma agenda institucional com o objetivo de planejar os próximos 50 anos do instituto. Também foi feita uma homenagem ao servidor Divonzir Gusso, pesquisador do Ipea por mais de 40 anos e um dos maiores especialistas em educação do país, falecido no fim de 2014, que deu nome ao auditório principal da sede do Instituto.

Com o objetivo de pensar o país, o Ipea lançará uma agenda estratégica para o Brasil, que resultará na publicação Brasil em Desenvolvimento, com lançamento previsto para o início de 2016. Os debates serão entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com o seminário Agenda Estratégica para o Brasil, no Ipea, em Brasília. Para o presidente do Instituto, Jessé Souza, “a agenda apresentada também se propõe a ajudar o governo e a sociedade nessa fase delicada, com um acúmulo de pesquisas, inteligência e muita competência”. Outros seminários também serão realizados com temas como contas públicas, proteção social, produtividade, infraestrutura, capacidade do estado, meio- ambiente. “O objetivo é contribuir com o debate público para superar os desafios políticos e econômicos enfrentados pelo Brasil”, destacou o chefe da Assessoria Técnica da Presidência, Alexandre de Avila Gomide.

Essa agenda tem como finalidade pensar o Brasil em médio prazo, e irá incluir uma série de pesquisas chamadas de Radiografia do Brasil Contemporâneo. A intenção é, além de realizar uma pesquisa social qualitativa e quantitativa,avaliar a construção de linhas de pobreza multidimensionais. “Queremos ligar esse projeto do Radiografia à população jovem, com um foco especial nos adolescentes das periferias, afim de compreendê-los. Para isso, teremos a pesquisa Ipea Jovem”, revelou Jessé.

Agenda +50
A pesquisa Radiografia está inserida dentro de um programa de iniciativas para fortalecer o Instituto, chamado de Ipea +50. “Queremos ter flexibilidade para o futuro, com a recuperação da nossa história e o resgate da nossa memória, para permitir tomar as decisões que organizem o nosso presente”, destacou José Eduardo Romão, chefe de gabinete do Ipea.

Entre as ações do Ipea +50 está a concretização do Plano Estratégico 2013-2023. No âmbito interno, haverá a criação de um núcleo de cenário e estudo prospectivos, além de um núcleo interdiretorias de avaliação de programas estratégicos do governo; a reinstalação imediata do comitê para implementação do planejamento estratégico; a retomada das discussões do projeto da Nova Sede, além da reinstalação da unidade do Ipea no Rio de Janeiro no edifício Darcy Vargas; e a reformulação da política de Comunicação Social do Ipea. No âmbito externo, será criado de um Centro de Altos Estudos e Formação em Governo, fruto da parceria com a Escola Nacional de Administração Pública.

Por fim, houve a assinatura da portaria que institui o novo comitê de planejamento estratégico, com a participação de todos os diretores-adjuntos, além da assessora de Planejamento e Articulação Institucional, Patricia Morita e o chefe da Assessoria Técnica da Presidência, Alexandre de Avila Gomide.

Leia mais: Divonzir Gusso é homenageado no aniversário do Ipea