Mapa das Organizações da Sociedade Civil será atualizado

Mapa das Organizações da Sociedade Civil será atualizado

Ações foram debatidas em 11 reuniões entre o Ipea, a Secretária-Geral da Presidência da República e diversos ministérios

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Secretária-Geral da Presidência da República (SG/PR), se reuniu com diversos ministérios para debater sobre a atualização das bases de dados do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa das OSCs) – plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil. O objetivo dos encontros é criar séries históricas e ampliar o volume de informações já ofertadas para consulta do cidadão.

Com a gestão da plataforma feita pelo Ipea, o Mapa das OSCs é construído a partir do cruzamento de informações de 22 bases de dados decorrentes de 14 órgãos do governo federal. O intuito é gerar mais conhecimentos sobre o universo das organizações da sociedade civil no Brasil e fortalecer as relações de parceria entre esses atores sociais e o Estado. “O Mapa vai aumentar a transparência das execuções dos recursos por parte dessas organizações e os cidadãos poderão ter acesso, de forma detalhada, às características de cada OSC e a diversidade de ações que seja de seu interesse”, explicou Félix Lopez, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.

Fruto da pesquisa Organizações da Sociedade Civil e suas Parcerias com o Governo Federal, realizada pela SG/PR com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a versão beta do Mapa foi lançada no final de 2014. O Ipea mantém um convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB) desde 2009 e deverá integrar no Mapa o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) - ações que foram tema de uma das reuniões realizadas na semana de 14 a 18 de setembro.

A estimativa é que, até abril de 2016, novos dados e funcionalidades estejam disponíveis para a população. A intenção é transformar a base de dados numa plataforma interativa, com atualizações automáticas das informações e dos indicadores. O usuário poderá, para além dos cruzamentos já existentes na ferramenta, cruzar os dados e exportar relatórios personalizados, criando indicadores próprios.

Para sugestões, dúvidas ou dificuldades, entre em contato pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República