Livro analisa Amazônia e Atlântico Sul

Livro analisa Amazônia e Atlântico Sul

A publicação busca analisar cenários possíveis em áreas de interesse da defesa, com recorte espacial da Amazônia Legal e o entorno estratégico brasileiro


O Ipea lançou nesta quinta-feira (24), em Brasília, o livro Amazônia e Atlântico Sul – Desafios e Perspectivas para a Defesa no Brasil, uma parceria com o Estado-Maior do Exército (EME), por meio do Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), órgão subordinado à 7a Subchefia do EME. Para o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) Brand Arenari, o lançamento de um livro com a temática da Defesa, em um primeiro momento, mostra todo o interesse do Ipea em estar colaborando para a construção de conhecimentos sobre o tema: “Nós entendemos que o tema da Defesa está diretamente ligado a uma série de questões importantes, mas a principal delas é a consolidação de um projeto nacional de desenvolvimento”.

A obra apresenta uma série de estudos produzidos por pesquisadores do meio militar e da academia, os quais tematizam diversos aspectos da defesa nacional, com recorte espacial da Amazônia Legal, denominada na publicação como “Pan-Amazônia”, e o entorno estratégico brasileiro, especialmente o Atlântico Sul. Segundo o general de brigada do EME, Fernando José Soares da Cunha Matos, são três temas importantes: dois territoriais – Amazônia e Atlântico Sul – e um não territorial - a cibernética. “Os três assuntos trarão muito conhecimento e promoverão o debate entre a Defesa e a academia, que é fundamental para a consciência da defesa do nosso país”, concluiu.

Para o Exército Brasileiro, a participação da Academia nesse projeto é de extrema relevância, à medida que soma novos conhecimentos aos que a instituição já possui na elaboração de cenários prospectivos e na formulação de estratégias na área de defesa. Assim, segundo os organizadores do livro, é possível obter uma visão mais abrangente e realista possível, considerando também outros pontos de vista e enfoques de importante parcela da sociedade, que contribuirá para a execução de um planejamento estratégico mais eficiente e eficaz.

Um dos envolvidos nesta parceria do Ipea com o EME, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Luiz César Loureiro, disse que o livro é o ultimo trabalho de diversas iniciativas desenvolvidas no âmbito desta cooperação técnica desde 2012. De acordo com o pesquisador o livro aborda duas áreas de extrema importância estratégica para o país: “A gente tem de lembrar que 2/3 da Amazônia estão em território nacional e que, 60% deste está em terras amazônicas. Então, na prática, este é um assunto extremamente brasileiro”. Ele ressaltou que o futuro da Amazônia se define com decisões estratégicas que o país terá de tomar nesta área e lembrou que 95% do comércio exterior brasileiro é feito via Atlântico Sul, o que demonstra ser esta uma área decisiva para o Brasil.

O livro - Dividida em quatro partes, a publicação traz em seu primeiro capítulo um artigo, que analisa aspectos políticos relacionados à segurança regional e nacional em torno da Hileia sob a ótica das relações internacionais, as interações regionais e as pressões internacionais sobre questões ambientais e econômicas conexas à Pan-Amazônia. Outro trabalho explora o tema os grandes desafios amazônicos que se apresentam para o Brasil no alvorecer do século XXI, tanto no plano interno como no internacional, alertando para o esforço necessário a ser despendido, a fim de zelar pela preservação e integração desta área, ao mesmo tempo em que envidará esforços para aprofundar suas relações bilaterais com os países vizinhos.

A obra também aponta a Pan-Amazônia como espaço geopolítico singular, cuja importância mundial aconselha ações conjuntas dos condôminos e condiciona as estratégias de desenvolvimento e segurança Há, ainda, um texto que sugere os direcionamentos estratégicos do Exército para a defesa e a projeção de poder do Brasil na região Amazônica.

Aa segunda parte do livro analisa os desafios da defesa para o Atlântico Sul no início do século XXI, levantando os principais desafios e perspectivas que a chamada “Amazônia Azul” coloca para o Brasil, além das tendências globais para as próximas décadas e como contexto espacial o Atlântico Sul. A obra analisa também o jogo de poder que se projeta na África, mostrando a crescente importância geopolítica e geoestratégica deste continente e o seu entorno sul-atlântico e cria categorias para análise do entorno, separando-o em partes, chamadas de áreas e subáreas sensíveis. Faz, em outro texto, uma análise geopolítica do entorno estratégico brasileiro, defendendo que o Brasil deve dirigir sua atenção ao Atlântico Sul, pois sendo este, uma via de transporte e comunicação com a África, representa um espaço decisivo para a defesa e a segurança dos países dos dois lados do Atlântico.

A terceira parte deste livro expõe um exercício de simulação teórica, os desafios, as perspectivas e os cenários de conflitos possíveis e as estratégias do país para fazer frente a ameaças à soberania brasileira no Atlântico Sul e na Amazônia. Os desafios à defesa do Brasil no século XXI, a soberania cibernética e a atuação do CDCiber no país também são temas da quarta parte da publicação.

Acesse o livro Amazônia e Atlântico Sul: desafios e perspectivas para a defesa no Brasil