Pesquisadores do Instituto ganham o XX Prêmio Tesouro

Técnicos do Ipea vencem o XX Prêmio Tesouro Nacional

Primeiro e segundo lugares do concurso na categoria “tópicos especiais” foram para pesquisadores do Instituto

O concurso de Monografia e Finanças Públicas do XX Prêmio Tesouro Nacional premiou as produções de técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea em 1º e 2º lugares. No resultado, divulgado nesta sexta-feira, 13, a monografia Progressividade tributária: a agenda esquecida, de Sergio Wulff Gobetti e Rodrigo Octávio Orair, levou o primeiro lugar. Já Edison Benedito da Silva Filho e Fabiano Mezadre Pompermayer ficaram em segundo com o trabalho sobre as Concessões no Setor de Infraestrutura: propostas para um novo modelo de financiamento e compartilhamento de riscos.

Os pesquisadores concorreram no tema 3, “Tópicos Especiais”, que englobou trabalhos sobre financiamento do desenvolvimento, reformas microeconômicas, além da contabilidade e custos aplicados ao setor público. Ao todo, foram quase 100 trabalhos inscritos no concurso, de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica e produzidos tanto coletivamente quanto individualmente. No tópico em que os pesquisadores do Ipea concorreram, foram inscritas 25 monografias.

No tema 1, “Política Fiscal”, a também técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Mônica Mora y Araújo de Couto e Silva Pessoa ganhou menção honrosa com a monografia Limites ao Endividamento e Sustentabilidade Fiscal: o caso dos governos estaduais. O coautor do trabalho é Francisco Eduardo de Luna e Almeida Santos.

Sobre o prêmio
Existente desde 1996, o intuito do Prêmio Tesouro Nacional é estimular pesquisas e estudos na área de Finanças Públicas. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) é a responsável pela realização do evento de premiação. Os trabalhos devem ter qualidade técnica e aplicabilidade na administração pública. Na edição deste ano, os interessados puderam concorrer nas categorias “Política Fiscal”, “Qualidade do Gasto” e “Tópicos Especiais”.

Confira a lista completa dos vencedores