Técnico do Ipea vence o Prêmio BNB de Economia Regional

Técnico do Ipea vence o Prêmio BNB de Economia Regional
Trabalho “Avaliação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste: uma análise espacial por tipologia da PNDR entre 1999 e 2011” foi escrito com professores da UFRPE e URCA

Um estudo desenvolvido pelo técnico Guilherme Mendes Resende, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), obteve a primeira colocação na 19ª edição do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, que ocorreu dia 13 de novembro, no XX Encontro Regional de Economia, promovido pelo Banco do Nordeste e pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). O trabalho intitulado “Avaliação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE): uma análise espacial por tipologia da PNDR entre 1999 e 2011” tem como autores Guilherme Mendes Resende (diretor-adjunto de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea), o prof. Diego Firmino Costa da Silva, da UFRPE, e o prof. Luís Abel da Silva Filho, da URCA.

O trabalho ganhador do prêmio faz parte de uma série de estudos que estão sendo feitos em parceria com o Ministério da Integração Nacional no intuito de avaliar de forma robusta os instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O estudo avaliou a relação entre o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o crescimento do produto interno bruto (PIB) per capita entre 1999 e 2011 dos municípios e microrregiões da área coberta pelo fundo. Além da abordagem multiescalar, o trabalho traz para a literatura disponível três contribuições: i) utilização de um período mais longo na análise; ii) possibilidade de interação espacial entre as unidades geográficas; e iii) consideração da heterogeneidade institucionalizada pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) por meio das tipologias definidas pela política.

O trabalho completo sobre avaliação dos fundos constitucionais de financiamento também foi publicado como Texto para Discussão do Ipea 2145 - Avaliação dos Efeitos Econômicos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste: uma análise por tipologia da política nacional de desenvolvimento regional entre 1999 e 2011.  

O Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional, além de difundir esses temas junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, reconhecendo os artigos inéditos que ressaltem o aspecto regional. Além de terem seu trabalho publicado e divulgado nacionalmente, os vencedores receberão um prêmio em dinheiro.