Estudo sobre capacidades governativas será debatido em PE

Livro sobre capacidades governativas será debatido em PE

Eventos na Faculdades Guararapes e na UFPE ocorrerão nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro

O livro Capacidades Governativas no Ambiente Federativo Nacional: Pernambuco (2000-2012) será apresentado em duas faculdades de Pernambuco entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A publicação faz parte de um projeto amplo em desenvolvimento no Ipea intitulado O que podem os governos estaduais no Brasil: trajetórias de desenvolvimento comparadas (1990-2010).

A pesquisa faz uma ampla radiografia das transformações socioeconômicas em Pernambuco no período de 2000-2012 no contexto das relações federativas nacionais. O objetivo do estudo foi investigar as finanças estaduais para captar as orientações de gastos realizados pelos governos estaduais nesse período. Um dos principais questionamentos da obra é sobre a maneira como os gastos estaduais foram orientados para as áreas sociais ou para infraestruturas.

O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Aristides Monteiro, um dos organizadores do livro, explica que os governos estaduais, no atual contexto federativo do país, precisam contar com os recursos do governo federal para conseguirem avançar com estratégias de desenvolvimento. “Transformações de grande monta, ora no plano social, ora no econômico-produtivo, só podem ser viabilizadas, principalmente em estados e regiões pobres, como é o caso do Pernambuco, com apoio do governo federal.” O pesquisador ressalta as dificuldades que os governos estaduais passam para “prover adequadamente seus estados de investimentos necessários à melhoria do bem-estar e da infraestrutura”.

Sobre o evento

O debate do dia 30 de novembro será realizado nas Faculdades Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, a partir das 10h. E, no dia 1º de dezembro, o evento acontecerá no Departamento de Ciências Políticas-UFPE, no Recife, a partir das 14h30.

Confira o livro na íntegra